Przejdź do głównej zawartości

Virtudes de São José

Que Virtudes de São José podem inspirar-nos hoje?

Todo 19 de março celebramos na Igreja inteira a Solenidade de São José, o casto esposo da Virgem Maria. É uma das poucas celebrações de santos que realizamos durante o tempo da Quaresma, e traz a sensação de uma “pausa momentânea” deste tempo litúrgico, pois os nossos corações se rejubilam de alegria ao celebrar este grande santo.
Vale a pena, portanto, refletirmos sobre o que São José pode nos ensinar hoje e como as virtudes que ele viveu de forma tão extraordinária podem inspirar-nos a percorrer o caminho de santidade ao qual todos somos chamados. Nessa pequena reflexão, gostaria de me centrar em duas das virtudes que se destacam na vida de São José: a pureza e o discernimento espiritual.
Shutterstock.
Shutterstock.

Em primeiro lugar, não é nenhuma surpresa que a
pureza seja destacada como uma das virtudes de São José que podem inspirar-nos hoje. Vivemos num mundo e numa sociedade que idolatram o sexo e colocam o prazer sensual como necessidade para alcançar a felicidade. Como Jacques Philippe diz, “a ausência de pureza de coração no uso da sexualidade, a mercantilização dos corpos, a hipererotização das relações interpessoais, o desaparecimento da menor noção de pudor e castidade na mídia e a perda das referências quanto ao sentido da sexualidade humana trazem consequências absolutamente dramáticas paras as pessoas” (A felicidade onde não se espera, p. 157). Diante de tal realidade, a pureza de São José chama profundamente a atenção.
Tendo sido escolhido por Deus para ser o esposo da Santíssima Virgem Maria, São José a respeitou em todo momento, cuidando dela e preservando a nova Arca da Aliança. Em nenhum momento ele a usou como um objeto, mas soube que ela, sendo a Mãe de Deus, tinha sido consagrada, separada, para Deus, e unicamente para Ele. Essa pureza, que foi muito além do âmbito sexual somente, também permitiu a São José viver uma das bem-aventuranças que seu Filho terreno iria pronunciar mais tarde na vida: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt. 5, 8).
Reprodução: Centro Aletti
Reprodução: Centro Aletti
Outra virtude que podemos encontrar em São José é a virtude do discernimento espiritual. O Padre Marko Rupnik, em seu livro 'O discernimento', fala sobre o discernimento como “arte de comunicação entre Deus e o homem e de compreensão recíproca” (p. 11).
Pensemos no momento pós-Anunciação, quando São José é visitado pelo Anjo do Senhor em um sonho, em que lhe fala para não ter medo em receber Maria; ou no episódio depois da visita dos magos, em que novamente São José tem um sonho através do qual o Anjo do Senhor lhe fala para fugir para o Egito com Maria e Jesus; e finalmente nos sonhos onde São José é avisado para retornar a Israel, mas sem ir para a região da Judeia. Em todos esses momentos, São José teve que entrar em comunicação profunda com Deus e discernir a vontade amorosa d’Ele.
Quanto nos falta hoje essa arte de comunicação entre Deus e nós! Tantas vezes procuramos e queremos respostas rápidas, mas muitas vezes Deus não age desta forma; Ele quer que nós entremos em diálogo com Ele, buscando a Sua face e a Sua vontade e, nesse espaço de encontro entre Deus e nós, Ele nos revelará essa vontade, assim como fez com São José.
 Que possamos olhar para São José, o casto e puro esposo da Virgem Maria e homem de discernimento espiritual, e aprender dele essas virtudes tão importantes para a nossa vida hoje.
Escrito por
Craig Kinneberg (arquivo pessoal)
Craig Kinneberg
Nasceu na cidade de Spokane, no estado do Washington, nos Estados Unidos, e se mudou a Phoenix, Arizona quando tinha 13 anos. Aos 20 anos de idade, ingressou no Sodalício de Vida Cristã e morou no Peru durante 3 anos para sua formação inicial. Em 2013, se mudou a São Paulo, Brasil, onde atualmente reside, ajudando na missão apostólica da Família Sodálite, especialmente no projeto catequético e fazendo trabalho pastoral com jovens. Completou os estudos filosóficos e teológicos em vistas ao sacerdócio.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

Siedem boleści i siedem radości świętego Józefa

  Septenna ku czci siedmiu radości i siedmiu boleści Świętego Józefa [1] (Septennę odprawia się przez siedem dni lub siedem śród) [2]   1. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tego smutku, który ogarnął Twe serce dręczone niepewnością, gdy zamierzałeś opuścić Twoją Przeczystą Oblubienicę, Maryję, oraz odnawiam w Tym sercu radość, której doznałeś, gdy anioł Pański objawił Ci Tajemnicę Wcielenia. Przez Twą boleść i radość proszę Cię, bądź moim pocieszycielem z życiu i przy śmierci. Amen. Ojcze nasz… Zdrowaś Maryjo… Chwała Ojcu. 2. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej przykrości, którą odczuło Twoje serce, gdy widziałeś, w jakim ubóstwie narodziło się Dzieciątko Jezus oraz odnawiam w Twym sercu radość, której doznałeś, słysząc śpiew aniołów i widząc pasterzy i Mędrców, oddających hołd Dzieciątku. Przez Twą boleść i radość wyjednaj mi tę łaskę, bym w pielgrzymce życia ziemskiego stał się godny życia wiecznego. Amen. 3. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej b