Przejdź do głównej zawartości

Nossa Senhora do Brasil


Nossa Senhora do Brasil

No dia 8 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora do Brasil. Mas como surgiu esta devoção?. De acordo com o site da Paróquia de Nossa Senhora do Brasil, localizada em São Paulo, o início da devoção remonta ao século 17, com a existência de uma imagem da Virgem Maria considerada milagrosa em uma missão indígena em Pernambuco.
A escultura de 1,5m, talhada em madeira, era uma peça artística original e, sem dúvida alguma, feita no Brasil — já que a Virgem possuía traços indígenas e o Menino era mestiço, ambos com corações feitos em ouro e cercados por raios luminosos, representando o amor. A imagem teria permanecido em uma aldeia até 1630 e desaparecido no período dos ataques dos holandeses calvinistas no nordeste brasileiro.
Em 1710, a imagem foi redescoberta pelos padres da Ordem dos Frades Capuchinhos e, em 1725, escolhida padroeira da prefeitura apostólica de Recife, com o nome de Nossa Senhora dos Divinos Corações, tendo seu altar na igreja de Nossa Senhora da Penha. Na época, Frei Joaquim d’Afragola tinha muito carinho pela imagem e, secretamente, enviou-a com todos os seus adornos para o seu convento de origem em Nápoles, na Itália. A imagem foi entronizada em 1929 na igreja de Santo Efrém e, desde que chegou ao porto italiano, muitos milagres foram atribuídos a ela.
Em 1840, a igreja sofreu um incêndio, mas a imagem permaneceu intacta. O prodígio espalhou-se pela Itália, a igreja foi reconstruída e o local tornou-se ponto de peregrinação. Por causa dos inúmeros milagres que se multiplicavam a cada dia e ao milagre do incêndio, o Vaticano recomendou à diocese local que coroasse a santa com o título oficial de Nossa Senhora do Brasil.
Em 1923, Dom Frederico Benício de Souza Costa, bispo brasileiro, conheceu de perto a famosa imagem originária do Brasil e tentou de todas as formas levá-la de volta ao país de origem, mas sem sucesso. Anos depois, o então cardeal do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde, decidiu erguer uma igreja em homenagem à Nossa Senhora do Brasil, no recém-criado bairro da Urca. Em São Paulo, Dom José da Afonseca e Silva criou, em 1940, uma paróquia também com esse título.

Oração a Nossa Senhora do Brasil
Pai de bondade, nesta hora importante, confiantes fazemos esta prece por nossa Terra. Aflige-nos a miséria material e espiritual de milhões de irmãos.
Angustia-nos ver suas justas aspirações inatendidas. Entristece-nos a falta de grandeza ética e religiosidade, na vida particular e no procedimento público.
Pedimos, pois, Vossa Graça, para que governantes e governados unam suas forças em busca do bem comum.

Renovai os corações para que surjam mulheres e homens novos, capazes de construir uma grande sociedade cristã, enraizada no trabalho, na justiça e na austeridade.

Isso Vos pedimos pelos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, aqui invocados sob o título de Nossa Senhora do Brasil, Vossa e nossa Mãe querida. Amém.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

Siedem boleści i siedem radości świętego Józefa

  Septenna ku czci siedmiu radości i siedmiu boleści Świętego Józefa [1] (Septennę odprawia się przez siedem dni lub siedem śród) [2]   1. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tego smutku, który ogarnął Twe serce dręczone niepewnością, gdy zamierzałeś opuścić Twoją Przeczystą Oblubienicę, Maryję, oraz odnawiam w Tym sercu radość, której doznałeś, gdy anioł Pański objawił Ci Tajemnicę Wcielenia. Przez Twą boleść i radość proszę Cię, bądź moim pocieszycielem z życiu i przy śmierci. Amen. Ojcze nasz… Zdrowaś Maryjo… Chwała Ojcu. 2. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej przykrości, którą odczuło Twoje serce, gdy widziałeś, w jakim ubóstwie narodziło się Dzieciątko Jezus oraz odnawiam w Twym sercu radość, której doznałeś, słysząc śpiew aniołów i widząc pasterzy i Mędrców, oddających hołd Dzieciątku. Przez Twą boleść i radość wyjednaj mi tę łaskę, bym w pielgrzymce życia ziemskiego stał się godny życia wiecznego. Amen. 3. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej b