O XIII Congresso Mariológico traz, neste ano, o tema ‘Maria e o Espírito Santo’. Além das oito palestras programadas para o período do congresso, que vai do dia 15 ao dia 18 de maio, os participantes também poderão expor suas opiniões a respeito de temas específicos nas mesas temáticas.
Marília Ribeiro
Márcia Miné expõe na Mesa Temática do Congresso Mariológico de 2018.
Márcia Miné expõe na Mesa Temática do Congresso Mariológico de 2018.
As mesas temáticas estão sob a coordenação de Márcia Miné, mestre em Teologia e marióloga, e Célia Soares de Souza, também mestre em Teologia e aluna da segunda turma de pós-graduação em Mariologia.
“É uma alegria participar da organização desse Congresso, mais especificamente da organização das mesas temáticas. Há uma riqueza imensa nas temáticas das mesas desse Congresso, que é muito especial e vai chamar a atenção de muitas pessoas”, expressou Célia.
As discussões nas Mesas Temáticas acontecerão em dois momentos ao longo do dia 17, sendo o primeiro de manhã, às 10h45, e o segundo à tarde, às 14h. Em cada momento, serão nove mesas. Muitos dos pesquisadores inscritos para expor os seus trabalhos são mariólogos, formados na pós-graduação da Academia Marial e Faculdade Dehoniana e, ainda, os alunos da segunda turma. “Nós tivemos uma boa procura dos alunos da pós-graduação em Mariologia para inscrição como apresentadores das mesas. Por isso, tivemos que dividir em dois horários, dando mais dinamismo ao Congresso”, explicou Célia.
Segundo as organizadoras, o envolvimento da nova geração de mariólogos representa um avanço para os estudos e discussões sobre Maria. “Praticamente todos que apresentaram temas no ano passado eram alunos da primeira turma. Eles estão, agora, criando e construindo novos temas, a partir da sua formação, para apresentar nas mesas temáticas junto com a segunda turma, que está elaborando o seu TCC e vai aproveitar o momento, como nós fizemos no ano passado. Então na minha opinião, está se formando uma dinâmica de expansão”, pondera Célia.
As mesas temáticas contarão com a participação de 36 pesquisadores inscritos. Entre os temas estão: Arte e Literatura, Devoção e Piedade, Magistério da Igreja, Leitura Bíblica, Análise Teológica, Oração Cristã, Ciência e Cultura, História e Santuários e Espiritualidade Mariana.
Célia conta que os temas foram organizados pensando na diversidade de assuntos e interesse do público do Congresso. “As mesas temáticas prometem boas discussões e debates. Será um momento para ampliação das ideias e contribuição dos congressistas aos expositores. Todos que participarem, com certeza, vão se sentir bem contemplados”, afirmou.
Os interessados em participar do XIII Congresso Mariológico devem se inscrever até o dia 30 de abril, na página oficial do evento. O encontro tem preços promocionais para estudantes e alunos da pós-graduação em Mariologia da AMA. No dia das mesas temáticas, cada participante do Congresso poderá escolher a mesa que irá compor.
Komentarze
Prześlij komentarz
Nieustanne potrzeby??? Nieustająca Pomoc!!!
Witamy u Mamy!!!