Przejdź do głównej zawartości

XI Congresso mariológico Aparecida 2017

XI Congresso Mariológico 2017 - Apresentação
PROPÓSITO
Organização de um evento internacional, nos dias 9 a 11 de agosto de 2017, dedicado ao estudo interdisciplinar sobre a devoção a N. S. Aparecida no contexto das comemorações dos 300 anos de sua aparição no rio Paraíba.
 JUSTIFICATIVAS
 A devoção a Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos em 2017. A efeméride apresenta-se como oportunidade única para reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo das devoções populares no Brasil, e em especial, neste caso, da devoção a
Nossa Senhora Aparecida dada a sua relevância para a história, a sociedade, a política e o catolicismo brasileiro. O jubileu da devoção à imagem da Virgem Negra é um momento histórico de interesse nacional e internacional tanto para os estudos acadêmicos como também para a imprensa e o público em geral. 
  Academia tem acumulado reflexão e conhecimento sobre essa devoção e tem-se aqui a oportunidade para resgatar, agregar e avançar os estudos sobre a devoção mariana no Brasil. O evento se torna relevante também como momento de balanço e aprofundamento dos múltiplos aspectos que envolvem essa devoção e a maneira como a teologia e a ciência da religião têm abordado o tema.
 O Congresso será composto fundamentalmente por conferências plenárias sobre grandes temas, mesas redondas de debates constituídas por especialistas em religiosidade popular e sessões de comunicações abertas a estudantes e pesquisadores.
 ENFOQUES TEMÁTICOS DO EVENTO
 a) Abordagens históricas: mito de origem da devoção, balanço sobre os documentos históricos, descrição do desenvolvimento histórico da devoção.
b) Abordagem sócio-pastoral: a devoção no contexto do catolicismo popular brasileiro, a chegada dos redentoristas a Aparecida, a nacionalização da devoção, as mariologias populares, os impactos do Vaticano II, estudos comparados com outras devoções brasileiras.
 c) Abordagem teológica: ancoragem mariológica da devoção, leituras teológicas já produzidas sobre a devoção, critérios de discernimento da devoção.
d) Abordagem estética: a construção iconográfica da imagem de Aparecida, a estruturação do espaço no decorrer do tempo, as expressões artísticas nas duas Basílicas.
e) Abordagem socioeconômica: os impactos sócio-espaciais do Santuário ontem e hoje, a infraestrutura física, o aspecto do trabalho, o turismo religioso.    
 ORGANIZAÇÃO

 A organização do Evento está a cargo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Academia Marial do Santuário de Aparecida. O evento conta com um Comitê Científico composto por especialistas que garantirá a qualidade acadêmica das comunicações e mesas redondas.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

Siedem boleści i siedem radości świętego Józefa

  Septenna ku czci siedmiu radości i siedmiu boleści Świętego Józefa [1] (Septennę odprawia się przez siedem dni lub siedem śród) [2]   1. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tego smutku, który ogarnął Twe serce dręczone niepewnością, gdy zamierzałeś opuścić Twoją Przeczystą Oblubienicę, Maryję, oraz odnawiam w Tym sercu radość, której doznałeś, gdy anioł Pański objawił Ci Tajemnicę Wcielenia. Przez Twą boleść i radość proszę Cię, bądź moim pocieszycielem z życiu i przy śmierci. Amen. Ojcze nasz… Zdrowaś Maryjo… Chwała Ojcu. 2. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej przykrości, którą odczuło Twoje serce, gdy widziałeś, w jakim ubóstwie narodziło się Dzieciątko Jezus oraz odnawiam w Twym sercu radość, której doznałeś, słysząc śpiew aniołów i widząc pasterzy i Mędrców, oddających hołd Dzieciątku. Przez Twą boleść i radość wyjednaj mi tę łaskę, bym w pielgrzymce życia ziemskiego stał się godny życia wiecznego. Amen. 3. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej b