Przejdź do głównej zawartości

Natividade de Nossa Senhora

Natividade de Nossa Senhora
Pe. Antonio Clayton Sant’Anna,CSsR,
O clima de festa e alegria cristã marca o mês de setembro, mês da Bíblia, nas comunidades católicas do Brasil. O dia litúrgico da Natividade de Maria, 08 de setembro, além de importante no calendário cristão, é data muito significativa para a história do Santuário Nacional de Aparecida. É o dia aniversário da fundação da Rádio e da TV de Nossa Senhora. A evangelização produzida no Santuário é um manancial de fé, devoção e formação cristã que atinge todo o povo brasileiro com a palavra escrita, falada, televisiva e digital. Formou-se a Rede Aparecida de Comunicação a serviço do anúncio da Palavra de Deus através da devoção a Maria. A Rádio (64 anos); a TV (10 anos); o jornal e Editora Santuário (115 anos); o Portal A 12, evangelização digital prestada a centenas de milhares de colaboradores com a Revista da Campanha dos devotos. Essa estrutura de comunicação propaga a filial veneração à “Mãe Aparecida” como padroeira da Pátria. Mais valioso, porém, que todos os meios atualizados de comunicação é o próprio culto mariano, desenvolvido através da piedade popular e da reflexão teológica. Foi a Providência Divina que o fez surgir do meio do povo humilde, devoto e pobre há quase 300 anos.

Rememorando o passado, o dia 08 de setembro renova em nosso olhar que se alonga no horizonte futuro, um otimismo esperançoso porque é o aniversário da mãe de Jesus e nossa; irmã de nossa caminhada na fé até a Jerusalém celeste.
No culto cristão comemora-se o dia da morte do santo (a), pois é o nascimento para o céu. A ressurreição para a vida eterna. Mas, em relação a três pessoas a fé cristã celebra e homenageia o dia do nascimento terreno: Jesus Cristo, Maria e João Batista. O Natal, a natividade de Maria e dia 24 de junho, aniversário de João Batista, o precursor do Messias. São Paulo escreve em Gálatas, 4,4: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho nascido de mulher...” Plenitude! Isto é, o início do tempo messiânico. Foi quando no seio da Virgem o Espírito Santo gerou o embrião humano de Jesus, Filho do Altíssimo.

“Com teu natal tu nos deste o do teu Filho Jesus, ó Maria!”. O verdadeiro significado da nossa homenagem ao nascimento de Maria está no que ela é e representa como mãe do Verbo feito carne. Honramos nela, também aquele estágio ideal da história humana que, conduzida pela bondade de Deus, nos trouxe a aurora da salvação. Cultivemos uma verdadeira devoção mariana, seguindo o ensino da Igreja sobre o significado de Maria na peregrinação da fé. Invoquemos com toda a confiança aquela que é “sinal de esperança segura e de consolação” para nós. E com sua poderosa intercessão sejamos discípulos-missionários de seu Filho, em meio a tantos desafios, problemas e incertezas.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

Siedem boleści i siedem radości świętego Józefa

  Septenna ku czci siedmiu radości i siedmiu boleści Świętego Józefa [1] (Septennę odprawia się przez siedem dni lub siedem śród) [2]   1. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tego smutku, który ogarnął Twe serce dręczone niepewnością, gdy zamierzałeś opuścić Twoją Przeczystą Oblubienicę, Maryję, oraz odnawiam w Tym sercu radość, której doznałeś, gdy anioł Pański objawił Ci Tajemnicę Wcielenia. Przez Twą boleść i radość proszę Cię, bądź moim pocieszycielem z życiu i przy śmierci. Amen. Ojcze nasz… Zdrowaś Maryjo… Chwała Ojcu. 2. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej przykrości, którą odczuło Twoje serce, gdy widziałeś, w jakim ubóstwie narodziło się Dzieciątko Jezus oraz odnawiam w Twym sercu radość, której doznałeś, słysząc śpiew aniołów i widząc pasterzy i Mędrców, oddających hołd Dzieciątku. Przez Twą boleść i radość wyjednaj mi tę łaskę, bym w pielgrzymce życia ziemskiego stał się godny życia wiecznego. Amen. 3. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej b