Przejdź do głównej zawartości

São José de Anchieta

Um Santo apaixonado por Maria
Publicado em: 15/04/2015
 Pe. Valdivino Guimarães, CSsR
“As gerações vindouras tecerão corôa
Sobre o nome do santo e do poeta
Enquanto um hino triunfal ressôa,
Levando ao mundo este só nome: Anchieta!”
 Se não fosse a reta intenção de aguardar o momento certo, confesso que teríamos que nos penitenciar pelo fato de não termos feito alusão ao nosso querido santo mariólogo por ocasião do primeiro ano de sua canonização, a saber, São José de Anchieta. Podemos dizer que a Igreja se tornou mais bonita por mais um santo à honra dos altares. E como não poderia ser? Como não bendizer um grande homem que com tenra idade recebe em seu coração o selo da vocação e se lança na “escuridão” de uma caminhada que o levaria para bem longe de sua terra e dos seus? Não temos outra resposta senão a paixão enlouquecida pelos pequenos e pelo Reino de Deus.
Assim escreveu o SS Padre em sua homilia na celebração eucarística em ação de graças pela canonização de S. José de Anchieta:

“Também São José de Anchieta soube comunicar o que ele mesmo experimentara com o Senhor, aquilo que tinha visto e ouvido dele; o que o Senhor lhe comunicava nos seus exercícios. Ele, juntamente com Nóbrega, é o primeiro jesuíta que Inácio envia para a América. Um jovem de 19 anos… Era tão grande a alegria que ele sentia, era tão grande o seu júbilo, que fundou uma Nação: lançou os fundamentos culturais de uma Nação em Jesus Cristo. Não estudou teologia, também não estudou filosofia, era um jovem! No entanto, sentiu sobre si mesmo o olhar de Jesus Cristo e deixou-se encher de alegria, escolhendo a luz. Esta foi e é a sua santidade. Ele não teve medo da alegria.”
José de Anchieta nasceu em S. Cristovam da Laguna, na Ilha de Tenerife, no ano de 1534. Desde cedo, com o empenho do pai, inicia os estudos na universidade de Coimbra. Aos 17 anos ingressa na Companhia de Jesus. E já muito menino, se consagra à Virgem Mãe de Deus, a quem ele dedica muito de sua vida missionária propagando seu nome por meio de sua catequese e poesias.
Aos 20 anos de idade, recebe ordem para embarcar para uma terra que estava sendo desbravada: a Terra de Santa Cruz, mais tarde Brasil, onde sua missão espalhou raízes e para muitos descortinou as maravilhas do catolicismo. No ano de 1953 desembarcou em terras tupiniquins, mais precisamente na Bahia e seguiu para S. Vicente. Foi um dos fundadores do Colégio Piratininga em torno do qual surgiria tão logo a cidade de S. Paulo. Foi ousado, começando a se dedicar a educação das crianças e na catequese dos indígenas.
Em vista de seu trabalho missionário, muitas vezes sua vida foi colocada em risco, não fosse a proteção divina, as consequências seriam fatais. Recorria sempre à proteção maternal de Maria. Era o missionário da Virgem Maria e a Virgem Maria era dele também. Era o místico do ordinário, das plantas, dos animais, dos índios, das praias. É famoso seu poema na areia dedicado a Nossa Senhora, era uma forma de buscar a proteção maternal da Mãe de Deus. Por seu grandioso amor pela Virgem, ficou conhecido como o primeiro mariólogo do Brasil, talvez não no sentido acadêmico, mas no do amor e subserviência.
Foi ordenado sacerdote no ano de 1565. Prestou relevante serviço em prol da fundação da cidade do Rio de Janeiro. Foi superior e provincial e contava sempre com a admiração de portugueses e índios, ao ponto de ser chamado de apóstolo santo. Já tomado pelo cansaço de sua árdua e exigente missão, passou um tempo no Rio de Janeiro, mais tarde retirou-se para a Capitania do Espírito Santo onde veio a falecer no ano de 1597.
S. José de Anchieta, pelo nosso Brasil!
 Pe. Valdivino Guimarães, CSsR

Diretor da Academia Marial de Aparecida

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

Siedem boleści i siedem radości świętego Józefa

  Septenna ku czci siedmiu radości i siedmiu boleści Świętego Józefa [1] (Septennę odprawia się przez siedem dni lub siedem śród) [2]   1. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tego smutku, który ogarnął Twe serce dręczone niepewnością, gdy zamierzałeś opuścić Twoją Przeczystą Oblubienicę, Maryję, oraz odnawiam w Tym sercu radość, której doznałeś, gdy anioł Pański objawił Ci Tajemnicę Wcielenia. Przez Twą boleść i radość proszę Cię, bądź moim pocieszycielem z życiu i przy śmierci. Amen. Ojcze nasz… Zdrowaś Maryjo… Chwała Ojcu. 2. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej przykrości, którą odczuło Twoje serce, gdy widziałeś, w jakim ubóstwie narodziło się Dzieciątko Jezus oraz odnawiam w Twym sercu radość, której doznałeś, słysząc śpiew aniołów i widząc pasterzy i Mędrców, oddających hołd Dzieciątku. Przez Twą boleść i radość wyjednaj mi tę łaskę, bym w pielgrzymce życia ziemskiego stał się godny życia wiecznego. Amen. 3. Święty Józefie, użalam się nad Tobą dla tej b